Chá de Erva Doce
A erva-doce é uma planta medicinal, originária do Mediterrâneo cultivada em regiões de clima temperado e subtropical, também conhecida como Anis-verde ou Funcho ou Finocchio (nome científico é Pimpinella anisum). A erva-doce é um tipo de planta herbácea comestível usada na culinária, na aromatização de bebidas e na perfumaria. Pode ser encontrada em mercados, feiras livres, farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais.

Benefícios do Chá de Erva Doce:
Os benefícios da erva doce são resultado da importância dos nutrientes que a compõe para o bom funcionamento do nosso organismo como fibras, ferro, cálcio, zinco, cobre, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C. Suas propriedades antiespasmódicas, estimulantes, relaxantes, vermífugas, antirreumáticas, anti-inflamatórias, diuréticas e antioxidantes justificam sua utilização no combate à má digestão, halitose, gases, dor de barriga, artrite, inchaço, resfriados e gripes etc.
O chá de erva-doce é utilizado tradicionalmente como um remédio natural para acalmar cólicas em bebês. Um estudo divulgado no ano de 2003 na publicação “Alternative Therapies” relatou que o extrato de erva-doce tirou a cólica de 65% dos bebês avaliados no experimento.
A halitose ou mau hálito geralmente aparece em decorrência de problemas digestivos, o que coloca o chá de erva-doce como um auxiliar no combate a esse desagradável problema. O aroma fresco contribui para o uso do chá de erva-doce como enxaguante bucal.
As suas propriedades diuréticas, ajudam a combater a retenção de líquido (inchaço) promovendo a eliminação do excesso de água presente no corpo por meio da urina.
A erva-doce também pode ajudar a tratar olhos doloridos ou inchados pela manhã, é só molhar dois chumaços de algodão no chá de erva-doce em temperatura ambiente e aplicar sobre os olhos fechados por alguns minutos.
Antes de utilizar o chá de erva-doce como auxiliar de tratamento para qualquer condição de saúde, consulte o seu médico para se certificar de que ele é realmente apropriado para o seu caso e siga o tratamento completo indicado pelo profissional. Antes de dar o chá para bebês recomendamos confirmar a indicação como pediatra.

Receita de Chá de Erva Doce:
Ingredientes:
3 colheres de sopa de sementes secas de erva-doce;
1 l de água.
Modo de preparo:
Ferver a água;
Adicionar a erva-doce, desligar o fogo, tampar e deixar a mistura descansar por cinco minutos;
Coar para servir
Adoçar se necessário

Receita de Chá de Erva Doce e Alecrim para Gripe e o Resfriado.
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de sementes secas de erva-doce
2 colheres (sopa) de ramos frescos de alecrim
½ litro de água
Modo de preparo:
Ferver a água;
Adicionar a erva-doce e o alecrim
Ferver por 5 minutos, tampar e deixar a mistura descansar por cinco minutos
Coar e servir
Adoçar se necessário preferivelmente com mel