Chá de Hortelã
O Chá de Hortelã é indicado nos casos de gripes, resfriado, tosse é também recomendado para descongestionar o nariz e limpar os pulmões. Sua ação antiespasmódica ajuda no combate as dores abdominais e nas cólicas menstruais. Seu efeito sedativo ajuda a acalmar e dormir. Ajuda também na digestão.
É fácil de ter em casa um vaso de Hortelã, essa erva aromática requer poucos cuidados e além dos deliciosos Chás ela enriquece sucos como os de abacaxi ou de limão. Também faz sucesso como tempero em molhos de iogurte para acompanhar pratos salgados.
O Chá de Hortelã permite várias combinações, a receita abaixo é indicada para combater o resfriado ou a gripe.

Ingredientes:

6 folhas picadas de hortelã
150 ml de água fervente
Modo de preparo:
Colocar numa xícara as folhas picadas e adicionar sobre elas a água fervente. Deixar repousar por cerca de 6 minutos.
Tomar puro ou adoçar com mel.
Tomar de 3 a 4 xícaras por dia.


Chá de Gengibre
O Chá de Gengibre é um ótimo remédio natural graças a sua ação bactericida, fungicida, antioxidante, antisséptica e anti-inflamatória. É bastante utilizado para combater doenças respiratórias e dor de garganta, nos casos de gripes, resfriado, tosse e rouquidão. Sua ação antioxidante no corpo faz com que ele haja na prevenção da gripe.
O Chá de Gengibre, em pequenas quantidades, também ajuda a combater a bactéria H. pylori, uma das principais causas de gastrite entretanto a recomendação de pequenas quantidades é para evitar irritação estomacal.
Recomenda-se consumir com moderação o Chá de Gengibre, no máximo 3g por dia divididos em 3 ou 4 xícaras de chá distribuídas ao longo do dia.
Os benefícios do gengibre para a voz são muito conhecidos daqueles que a usam muito no trabalho como cantores, operadores de telemarketing e professores. Não custa lembrar que se os sintomas permanecerem você deve procurar seu médico.
Na hora de comprar, prefira o gengibre fresco com casca mais lisa, sem furinhos, sem aparência murcha ou mofada. Ao cortar a parte interna deve estar amarelada.
Como preparar o chá de gengibre:
Lave bem a raiz do gengibre.
Corte em pedaços pequenos ou rale a raiz.
Ferva a água e baixe o fogo.
Adicione o gengibre à água e tampe.
Aguarde de 5 a 10 minutos para tirar do fogo.
Coe e sirva.


Chá de anis-estrelado
O anis-estrelado tem propriedades anti-inflamatórias, expectorantes e antitussígenas, é recomendado para gripe e para ajudar no processo digestivo, também alivia a tensão, diminui a ansiedade, ajuda a relaxar e a adormecer.
Seu princípio ativo é tão poderoso que integra a produção do antiviral Oseltamivir ou Tamiflu.
ATENÇÃO – Observar antes de usar:
1- Não dê chá de anis-estrelado para os bebês, pois apesar do anis-estrelado ser uma planta de uso culinário e medicinal, existem 2 tipos: O Illicium verum, originária da China e do Vietnã que é o mais utilizado entretanto existe um outro muito parecido de origem japonesa (Illicium anisatum), este é altamente tóxico para uso infantil. O anis-estrelado japonês é neurotóxico quando usado, em chá, para crianças pequenas.
2- O óleo essencial de anis-estrelado (chinês ou japonês) não deve ser ingerido pois é tóxico.

Principais Benefícios medicinais do anis-estrelado japonês:
Benefícios medicinais do anis-estrelado chinês:
Digestivo, analgésico, antisséptico, anti-inflamatório, antibacteriano, diurético, calmante, relaxante, indutor do sono, etc.

Receita de Chá de anis-estrelado:
Um litro de água. Espere levantar fervura e desligue o fogo logo após. Abafe a mistura por dez minutos e ingira. Lembre-se de que para melhor efeito tome de duas a três xícaras ao dia.
Ferva a água e baixe o fogo.
Adicione uma colher de chá de anis-estrelado (ou 3 estrelas) à água fervente e tampe.
Apague o fogo e deixe em repouso de 8 a 10 minutos.
Coe e sirva.

Chá de ervas com anis-estrelado com o chá de ervas da sua preferência.
Colocar um anis-estrelado junto com o chá de ervas da sua preferência, em 1 litro de água fervente.
Deixar em repouso de 8 a 10 minutos.
Coe e sirva.

Chá de anis-estrelado preparado direto na xícara
Em uma xícara de água já quente. Nos dois casos deixo o anis-estrelado enquanto dura o líquido e, como é dosagem leve, tomar quantas xícaras tiver vontade.
Chá de anis estrelado ( 3 estrelinhas) + 1l de água fervida – tomar 3 xícaras por dia nesse período das gripes