O inverno está chegando e aqui no Brasil ele não é rigoroso mesmo assim essa é uma época para nos preparamos para as mudanças que estão a caminho, vamos observar o clima, as alterações no nosso corpo e cuidar da saúde.

Nas estações anteriores a energia era de expansão, agora é de recolhimento, a temperatura era morna e quente , agora é fresca e o ar está muito seco, chegou o outono, as folhas caem, as plantas já se preparam para a renovação.

É hora de nos recolher também com alimentos mais cozidos, mornos, caldos de carnes como: galinha, músculo, patinho e peixes para tonificar os órgãos yin segundo a medicina chinesa. Habituar-se a consumir 50g de fígado por semana para tonificar os órgãos.

Recomenda-se evitar defumados.

Ingerir frutas secas como o damasco, maçãs ao forno com mel, consumir chás de canela, gengibre, cravo, anis estrelado, erva doce, hortelã sempre mornos. Evitar comidas cruas, ingerir queijos amarelos, verduras e legumes amargos como couve, rúcula, agrião, chicória, jiló, radite e inhame. Aumentar o sabor picante com alimentos como rabanete, gengibre e pimenta assim estaremos nos prevenindo de resfriados e gripes.

No outono é importante ingerir produtos ácidos, eles estão presentes nos sucos de laranja e limão que contém ácido cítrico, ácido ascórbico que ajudam na prevenção de problemas renais, formação de cálculos, nas infecções de vias aéreas e fortalecem o sistema vascular, também previne o escorbuto e fortalece as gengivas.