Se você não sabe, ou sabe um pouquinho mas tem curiosidade em saber mais, esse texto foi feito pensando em você.

Sou a Dra. Adriana Ribeiro de Campos, médica anestesiologista, nutróloga, acupunturista e homeopata.
A Acupuntura é um método terapêutico originado na milenar Medicina Tradicional Chinesa e era praticada na China há mais de 5000 anos. Apenas no século XIX veio para França e para outros países do ocidente.

A acupuntura consiste na estimulação de pontos cutâneos específicos através de agulhas. De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, essa estimulação tem a capacidade de regular o fluxo energético que é responsável pela fisiologia do corpo humano. Dependendo da maneira e do local onde são colocadas, têm a função de tonificar ou inibir os pontos em busca do equilíbrio energético.
As doenças podem ser consideradas um desequilíbrio das energias yin e yang, repercutindo em diversos sinais e sintomas, inclusive a dor.
O que significa a palavra acupuntura?
A palavra vem do latim acu=agulhas e puntura=punção é a inserção de agulhas nos meridianos da pele onde há mais terminações nervosas e age no cérebro liberando endorfinas e serotoninas, o que leva a analgesia e alivio das dores na hora.

Como age a acupuntura?
A acupuntura promove o equilíbrio energético promovendo assim a saúde, somos matéria e energia. Já estamos acostumados a perceber a energia elétrica nos resultados que ela produz como as lâmpadas acesas, água quente nos chuveiros e aparelhos elétricos em funcionamento, já a energia que flui no nosso corpo ainda é desconhecida de muitas pessoas. Essa energia vital flui no nosso organismo e regula as funções dos órgãos através de canais chamados meridianos, são 12 os meridianos principais. A busca do equilíbrio é fundamental pois segundo a Medicina Tradicional Chinesa toda doença é consequência de um desequilíbrio energético do nosso organismo.
O conceito de saúde pela Organização Mundial de Saúde, é a ausência de doenças ou invalidez. Já pelo conceito da medicina oriental não basta somente ausência de enfermidades ou invalidez para considerar que uma pessoa tenha boa saúde. Na Medicina Tradicional Chinesa para gozar de saúde perfeita deve-se ter disposição, alegria de viver, se relacionar com amigos, com familiares entre outras coisas como as emoções mal resolvidas podem gerar enfermidades nos órgãos a elas relacionados.

Quais os principais benefícios da Acupuntura?
• Alívio de dores lombares
A Acupuntura tem um longo histórico no alívio de lombalgias agudas e crônicas desde dores musculoesqueléticas (tecido muscular que constitui a maior parte da musculatura do corpo, que chamamos popularmente de carne) até aquelas causadas por hérnias de disco leves ou moderadas, ajudando os pacientes a reduzir o número de medicamentos de uso contínuo e seus efeitos colaterais. Lembramos que qualquer alteração na medicação só deve ser feita pelo médico responsável.
Estima-se que até 85% da população passará por episódios de dores nas costas durante a vida, principalmente na região lombar.
Dores agudas e crônicas – principalmente as lombalgias – ainda são os principais motivos que levam as pessoas à procurarem um médico ou médico acupunturista.

• Ajuda a diminuir o estresse e sintomas de ansiedade
Ansiedade e estresse são dois problemas frequentes nos dias atuais e que podem resultar em graves transtornos se não abordados e tratados corretamente. O uso da Acupuntura no alívio destes sintomas vem sendo bastante utilizado.
Muitos pacientes já sentem um alívio logo após as primeiras sessões de Acupuntura, com melhora importante nos sintomas e em sua qualidade de vida.

• Tratamento para Insônia.
Os benefícios no tratamento do estresse e da ansiedade também exercem efeitos positivos para quem sofre com dificuldade crônica para dormir.
Se você sofre com insônia também pode aproveitar os benefícios da acupuntura. Ao estimular os pontos específicos, é possível regular a produção e a liberação noturna de um hormônio chamado melatonina, responsável pelo sono.

• Tratamento de cefaleias e outras dores de cabeça
Vários estudos já comprovaram cientificamente a eficácia da acupuntura na prevenção e tratamento das dores de cabeça e crises de enxaqueca. Nos casos de cefaleia, as técnicas da Medicina Tradicional Chinesa produzem efeito analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular. Nos casos de cefaleia, além de promover o alívio imediato da dor a acupuntura é capaz tratar suas causas.
A Acupuntura possui excelentes efeitos analgésicos, anti-inflamatório e relaxante muscular para o auxílio do tratamento de crises agudas de cefaléias e enxaquecas.
A Acupuntura é considerada mais segura para o uso prolongado por não apresentar os efeitos colaterais dos medicamentos.

• Quem pode se tratar com Acupuntura?
Essa técnica pode ser utilizada por pacientes de todas as idades, incluindo crianças e idosos.
Na primeira consulta, o paciente passará por uma avaliação completa na qual o médico acupunturista fará perguntas sobre seu estilo de vida, queixas, sintomas físicos e psicológicos e a partir do conjunto de informações fará um plano de tratamento adequado ao paciente.
Esse é o momento para expor suas dúvidas, relatar todos os desconfortos e questionar sobre os resultados esperados e os benefícios da acupuntura para a sua saúde. Lembre-se, porém, de não fazer substituições de seus tratamentos de rotina sem o acompanhamento do seu médico.
O tratamento com acupuntura é uma decisão inteligente porque ela não possui os efeitos colaterais dos remédios, a constatação dessa informação deve ter contribuído para a grande procura da acupuntura nos últimos anos.